Alguns pensadores importantes na História da Educação

Escolhi 4 pensadores que influenciaram a Pedagogia contemporânea:

John Dewey nasceu em Nova Iorque, EUA, em 20 de outubro de 1859. Formou-se professor e doutor em Filosofia. Morreu em 01 de junho de 1952.
Suas principais contribuições para a Pedagogia foram:
- concebia o conhecimento como um processo social;
- valorizava o empirismo, a construção do conhecimento pela observação e ação, e a integração do estudante como um cidadão;
- defensor da "escola progressiva" onde a educação está centrada no desevolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico.
(fonte: pt.wikipedia.org)

Maria Tecla Artemisia Montessori nasceu em Chiaravalle, Itália, em 31 de agosto de 1870. Formou-se em Medicina, mas não pode exercer a profissão, pois não se admitiam mulheres médicas na época. Então ela dedicou-se a estudar e educar crianças com necessidades especiais, tornando-se também pedagoga. Morreu em 06 de maio de 1952.
Suas principais contribuições para a Pedagogia foram:
- desenvolveu um método educativo conhecido como "método Montessori" para crianças em idade pré-escolar baseado na livre escolha de atividades e na autonomia da criança, com interferência mínima dos professores, mas vigilância constante;
- criou materiais especiais para serem usados pelas crianças, adequados ao seu tamanho;
- defendeu a aprendizagem no ritmo natural de cada criança.
(fonte: pt.wikipedia.org  e  infoescola.com)

Florestan Fernandes nasceu em São Paulo, Brasil, em 22 de julho de 1920. Foi sociólogo e político, deputado federal. Morreu em 10 de agosto de 1995.
Suas principais contribuições para a Pedagogia foram:
- defendeu o ensino laico, público, gratuito e universal;
- defendeu a educação como ato político, e forma de combate à desigualdade e exclusão social.

Demerval Saviani nasceu em São Paulo, Brasil, em 25 de dezembro de 1943. Formou-se em Filosofia, bacharel e licenciado e doutor em Filosofia da Educação.
Suas principais contribuições para a Pedagogia foram:
- defesa da análise crítica dos conteúdos escolares;
- é co-criador da Teoria Crítico-Social dos Conteúdos ou Pedagogia Histórico-Crítica, que defende a formação de indivíduos críticos e emancipados para assegurar a inclusão social dos educandos.

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