"Nunca me sonharam"

Comentário a cerca do documentário "Nunca me sonharam" (2017) de Cacau Rhoden:

 - Quando comecei a assistir o documentário "Nunca me sonharam" parecia que seria apenas mais uma crítica ao sistema educacional brasileiro. Mas, à medida em que o filme avança, a gente passa a mergulhar na história de cada uma das pessoas que participa do filme. Já se conhece as dificuldades ali narradas, eu estudei minha vida toda em escola pública, inclusive em escola pública de periferia. Mas passar a conhecer a luta diária de cada um, no documentário, nos faz perceber o quanto uma palavra ou um gesto pode transformar (para o Bem ou para o Mal) a vida de uma pessoa, especialmente quando ela está numa situação de fragilidade social. A visão de que a escola, ainda, apesar de todos as dificuldades, dos defeitos, do sucateamento, do despreparo e desvalorização docente e tantos outro problemas, é, talvez, o único espaço onde os jovens, especialmente os pobres, os negros, os marginalizados, se sentem cuidados, acreditados e valorizados nos dá um novo ânimo para acreditar que a mudança é possível, se a sociedade se der conta de como a escola é importante.


Comentários

  1. Olá com certeza um gesto pode transformar a vida de muitos adolescentes, concordo com você. E a desvalorização dos docentes infelizmente é a mais verdadeira realidade. Abraços Aline

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alguns pensadores importantes na História da Educação

Apresentação