Entrevista sobre o currículo escolar

Estamos estudando a importância do currículo para o bom andamento das atividades pedagógicas na escola, e uma das tarefas para este estudo foi realizar uma entrevista numa organização de ensino.

Relato da entrevista com a Coordenadora Pedagógica 

  Por uma questão de acessibilidade, decidi fazer a entrevista sobre currículo escolar na escola onde estou fazendo um estágio remunerado. É uma escola da rede municipal de Veranópolis. A Coordenadora Pedagógica da escola só atende nesta escola 2 vezes por semana e, quando falei com ela, me contou que foi nomeada para o cargo no ano passado e trabalha em mais de uma escola, então, segundo ela, não está bem inteirada de como funciona o planejamento e como foi elaborado o currículo da escola. 
  Questão " Esta organização tem suas ações estruturadas em que concepção de currículo?"
  Resposta " Até este ano nossas ações estão planejadas de acordo com o PNL. Para 2019 teremos como base o BCNN (Base Nacional Comum Curricular)"
(Fiquei pensando que o PNL é o Plano Nacional do Livro Didático e não tem nada a ver com currículo...)
 Questão "Como está estruturado o currículo desta organização?"
  Resposta "Deixa eu procurar a grade curricular pra te mostrar..."
  Depois de mexer em alguns papéis, quando pedi para ver a grade curricular da escola, ela se corrigiu e disse que é o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) que norteia as ações da escola. Ela não encontrou a grade currícular dos anos iniciais, apenas do 6º ao 9º ano. E observando esse documento vi que foi elaborado com a consultoria da UCS. Depois de procurar nos armários da sala da Coordenação Pedagógica e não encontrar o documento, a Coordenadora me disse para perguntar para a Secretária da escola, se a grade curricular do 1º ao 5º ano não estava na secretaria. E o documento não estava lá, então, "sumiu... com quem será que está?" disse a Coordenadora... Ela me deu uma cópia dos "objetivos de aprendizagem" do PNAIC do 1º ao 3º ano para que eu pudesse ter uma noção do que é trabalhado na escola.
  Fui buscar mais informações sobre currículo e/ou orientações da mantenedora para elaboração dos currículos nas escolas municipais, mas no website da prefeitura e na página dedicada à Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Juventude não há nenhuma referência à concepção de currículo ou educação a ser adotada pelas escolas municipais.
  Então,  a partir da minha observação prática em sala de aula (de um 2º ano) e do documento do PNAIC, basicamente, a escola trabalha com a leitura, escrita e interpretação de textos orais e escritos, com a construção do conceito de número e operações matemáticas e leitura e interpretação de histórias matemáticas. Construção da noção de tempo cronológico, identidade individual e coletiva e grupos familiares. Diversidade de meio ambientes, transformações que as ações humanas causam no meio ambiente, cuidados com a preservação do meio ambiente e cuidados com o corpo/saúde. A prática em sala de aula é, nesta escola, ainda muito tradicional (pelo menos a da maioria das professoras, pelo que pude observar).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alguns pensadores importantes na História da Educação

Apresentação